Estilo Shaolin do Norte

Ao Norte da china, entre cinco cordilheiras, está localizada a província de Honan, região centro-norte da China, grande centro de desenvolvimento do estilo Shaolin do Norte ou Bak Sil Lum. Nesta região, muito montanhosa, predominam homens de estatura alta, sendo esses alguns dos principais motivos do grande uso das pernas neste estilo. Além de técnicas de chutes, socos, torções, etc, existem mais de quarenta armas usadas no estilo, que incluem, dentre outras facão, espada, punhal, lança e bastão.
Em chinês o termo “Shaolin” significa “Floresta Jovem”.  O Shaolin do Norte, que tem o símbolo representado por um Dragão, chegou ao século XX pelo grão-mestre Ku Nei Chang (também conhecido como Ku Lu Zan ou Ku Yu Cheung). Ku Nei Chang foi professor de Yang Sheung Mo, que por sua vez teve como seu principal aluno Chan Kowk Wai, introdutor do estilo no Brasil.
O estilo Shaolin do Norte é composto por dez katis, divididos em dois grupos: cinco curtos e cinco longos. O menor kati é composto por mais de 60 movimentos. Os movimentos foram criados com base nos animais e elementos da natureza. Sua prática, que envolve todas as partes do corpo, foi desenvolvida para aumentar a resistência, força, velocidade, equilíbrio, elasticidade, além de aprimorar a capacidade de concentração e respiração.
É um estilo extremamente respeitado por qualquer praticante de artes marciais, seja ela de origem chinesa ou não. Seu grande destaque se dá por ser um dos estilos mais antigos, tendo influenciado muitos outros. Possui grande numero de técnicas de combate, tanto de mãos livres, como com suas variadas armas. Suas técnicas exigem muito do praticante – pois são de difícil domínio, necessitando aliar leveza e força, rapidez e equilíbrio, resistência e concentração, beleza do movimento e eficiência na aplicação.

O estilo Shaolin do Norte envolve, além dos trabalhos citados, o combate livre e técnicas de quebramento; chi kun (trabalho da energia interna); técnicas da palma de ferro e camisa de ferro; e chin-na (técnicas de torções), possibilitando uma evolução maior do praticante através de exercícios altamente elaborados e de eficiência longamente comprovada.

GENEALÓGICA DO ESTILO SHAOLIN DO NORTE ENSINADO NA 
ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE ARTES MARCIAIS CHINESAS - A.C.A.M.C.


Entre as maiores personalidades por este estilo estão os Mestres Chiu Jin, Kan Fon Hsi, Man Pon Choy, Yin Ta Kung, Yin San Fon, Yin Kai Yun, Ku Yu Cheung. Este último transmitiu os seus conhecimentos ao Grão-mestre Yang Sheung Mo que fez o Grão-mestre Chan Kowk Wai herdeiro de seus conhecimentos, que no ano de 1960 introduziu esta nobre arte no Brasil, sendo uma das maiores personalidades do Kung Fu da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário